7 erros na organização dos seus eventos

7 erros na organização dos seus eventos

1. Não planejar

Durante um evento, existem inúmeros fatores que o produtor não pode controlar. Como por exemplo, comportamento do público, fatores climáticos, um fornecedor que falha, etc. Porém, se você criar um planejamento para o seu evento, certamente, você minimizará a possibilidade de erros.

Analisar eventos semelhantes ao seu é o primeiro passo para fazer esse planejamento. Liste os pontos positivos e negativos. Na sequência, defina os seus objetivos e crie uma estratégia para alcançá-los. Pense em todos os pontos: local, público, porte do evento, infraestrutura necessária, recursos financeiros, formas de promoção do evento, riscos, entre outros.

2. Entrar em desespero

Por melhor que você planeje, é muito provável que alguma coisa não saia como foi planejado. É normal! Imprevistos acontecem. Mas você deve estar preparado para isso. Não entre em desespero. Mantenha a calma e se mostre seguro. Pense e encontre a melhor solução para o seu problema. Não tenha receio em pedir ajuda a um fornecedor parceiro. Lembre-se: você está ali pelo seu cliente, seu público.

3. Conhecer poucas pessoas

Se você está no mercado de eventos precisa conhecer muita gente. O networking aqui é fundamental. Por isso, cultive um bom relacionamento com seus clientes, fornecedores e até concorrentes. Construa o seu mailing e mantenha contato com os seus públicos constantemente.

4. Não investir na divulgação

Você pode ter o melhor evento do mundo mas se ninguém souber disso, o melhor evento do mundo será um fracasso. Invista numa boa divulgação. Hoje os meios digitais – Redes Sociais, Sites especializados – são bons exemplos de ferramentas para uma divulgação com ótimo custo-benefício. Mas, vá com calma, alinhe a sua comunicação de acordo com o perfil do público do seu evento.

5. Não escutar ninguém

Essa é uma dica que vale para a sua vida. Escute! Ouça! Você não é o dono da verdade. Deixe o ego de lado e escute o outro. Analise as opiniões contrárias sem preconceitos e nunca leve para o lado pessoal. Seja profissional!

6. Deixar de estudar

Nunca ache que você está 100% pronto. Busque sempre se atualizar. Fique por dentro das novidades do mercado e tente inovar sempre. Seja um empreendedor na sua área. Vivemos na era da informação e a internet está recheada de bons conteúdos para agregar valor ao seu trabalho. Frequente outros eventos, faça cursos e mantenha a mente sempre em movimento.

7. Deixar a criatividade de lado

Hoje parece que está tudo muito parecido, né? Tantos os produtos quanto os serviços. Essa falta de criatividade e ousadia cansa o público. Saia da sua zona de conforto. Não se acomode nunca. Tente dar uma cara única aos seus eventos e ao mesmo tempo faça com que as pessoas reconheçam os eventos produzidos por você. Surpreenda o seu público com novas experiências. Ouse!